Na nossa lida, à frente da AEBMG, estamos convictos do grande impacto dos serviços prestados pelo Hospital Evangélico à população de Minas Gerais. A cada ano, assistimos este trabalho crescer e alcançar níveis de excelência em todas as especialidades médicas e demais serviços. Contudo, é quando um sonho se torna realidade, que percebemos a benção de Deus mais uma vez, confirmando nosso caminhar. Este sonho sonhado realizou-se na forma do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Evangélico que ganhou o nome de Instituto Euler Borja.
Logo após a criação do Comitê Ética e Pesquisa do HE em 2018, a AEBMG foi chamada a exercer sua vocação de ensino. Hoje podemos dizer que somos um Hospital Escola. Aqui formamos uma média anual de 45 residentes e 190 acadêmicos estão em nosso quadro de enfermagem.
Esta vocação do ensino teve seu início com a Escola técnica de enfermagem, em 1967. Hoje, com muita satisfação, podemos afirmar que o Hospital Evangélico caminha pra uma nova etapa onde o Ensino e Pesquisa terão cada vez mais ênfase no dia- a dia da comunidade acadêmica.
Nosso objetivo é contribuir para a qualidade do Ensino e das Pesquisas realizadas nas unidades da AEBMG permitindo a discussão do papel destes estudos no desenvolvimento institucional e social da comunidade, e ainda colaborar para a valorização do pesquisador, reconhecendo sua importância.
Todas as atividades que possam promover a pesquisa e o ensino nas unidades da AEBMG serão incentivadas por essa diretoria que não só valoriza o trabalho deste recém formado Instituto, mas também, reconhece o esforço do corpo clínico envolvido para sua criação.