Fundada em 29 de março de 1967, a Escola de Enfermagem do Hospital Evangélico foi organizada pela Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, tendo em vista três motivos principais:
1. A dificuldade que a Associação tinha de contratar auxiliares de enfermagem para trabalhar no Hospital Evangélico, que estava em construção.
2. A necessidade que o país apresentava, na época, de mão de obra especializada na área de saúde, especificamente no setor de Enfermagem.
3. O reduzido número de escolas evangélicas de Auxiliares de Enfermagem no nosso país, que era de apenas três: uma na Bahia, em Itacira, e duas em Goiás, em Anápolis e Rio Verde, todas ligadas ao trabalho de missionários americanos e ingleses.
Inicialmente o nome escolhido foi Friederike Fliedner, em homenagem a uma senhora alemã, que fundou em 1836, numa cidadezinha, na ilha de Rhine, junto com seu marido o pastor Theodor Fliedner, a "Casa de Diaconisas", que formava profissionalmente mulheres para atendimento a doentes, iniciando assim o que viria ser a enfermagem profissional. Esta homenagem foi em gratidão a uma doação, feita pelo governo alemão, que possibilitou a construção da nossa escola, em propriedade doada à Associação Evangélica.
Ao longo destes mais de quarenta anos, nossa escola presta relevantes serviços à comunidade mineira, tanto da capital como do interior, preparando profissionais competentes, com uma formação técnica primorosa e também uma formação moral e espiritual que permite que nossos ex-alunos façam diferença, onde quer que estejam.
Hoje, a Escola de Enfermagem do Hospital Evangélico forma Técnicos em Enfermagem, além do curso de Capacitação em Tratamento Dialítico para Técnicos em Enfermagem.